O escritório R {arquitectes} foi premiado com uma das menções especiais do concurso EUROPAN 13 - o primeiro prêmio de arquitetura e urbanismo de grande alcance da Europa - com Computers Aren't Food, um projeto de regeneração urbana para Barcelona que propõe um edifício autossuficiente de habitações sociais coerente com o conjunto e seu entorno imediato.
Dos arquitetos: Barcelona é uma cidade com alto índice de consolidação urbana. Apresenta grande densidade de população e de atividades que se distribuem de maneira muito homogênea.
O conceito de ecologia tem a ver com a necessidade e recursos a nível local. O paradigma da nova revolução natural e ecológica nos leva a fazer um edifício e conjunto com estratégias de localização.
Entornos urbanos produtivos: Renaturalização
Mundialmente, perdem-se anualmente 7 milhões de hectares de terras agrícolas. A isto deve-se somar o abandono e envelhecimento do setor agrário e o crescimento da população mundial; a previsão é que em 2050 as necessidades alimentícias aumentem 70% em relação às atuais.
A marginalização e constante pressão nas zonas agrícolas supõe hoje um futuro problema de produção alimentícia. É chegada a hora de abordar esta problemática, incorporando estas áreas no planejamento das cidades.
Propomos que o Parque Agrícola de Baix Llobregat penetre a cidade, criando um grande sistema renaturalizador que atravessa Barcelona.
Entornos urbanos produtivos: Reindustrialização
Após o vórtice financeiro multiplicaram-se os chamados à repensar a ativação dos processos produtivos nos países desenvolvidos através de novos modelos que combinam inovação, manufatura avançada e proximidade.
A regeneração das zonas industriais passa por sua integração à cidade. Propõe-se impulsionar a produção local com a reconfiguração espacial de alguns dos edifícios existentes.
A habitação
A tipologia dos edifícios tem um papel fundamental no desenvolvimento dos meios de vida dos cidadãos. A habitação social debe enfatizar este conceito, propiciando estratégias para uma maior integração social e laboral.
Devido ao aumento das pessoas que trabalham em casa e suas diferentes necessidades espaciais e funcionais, propõe-se um edifício que, em planta baixa, abrigue uma série de espaços para aluguel: salas de reunião, espaços para eventos, áreas de leitura, salas de trabalho coletiva etc.
Praticar o projeto sustentável não apenas no que diz respeito aos edifícios, mas em todas as escalas: territorial, urbana e doméstica.
Arquitetos
Localização
Barcelona, Barcelona, EspanhaEquipe de projeto
Gregorio Ramírez Vila, Enrica Santacruz SastrePrêmio
Menção EspecialÁrea
1.430m²Ano do projeto
2015Fotografías
Cortesia de R {arquitectes}
Conoce aquí el resto de las propuestas premiadas del EUROPAN 13